Aeroporto mineiro inova usando BIM e Óculos de Realidade Virtual
- Lucas Novais

- 25 de mar. de 2022
- 2 min de leitura
O aeroporto de Governador Valadares, localizado na cidade de Governador Valadares no estado de Minas Gerais, está passando por uma reforma para ampliação e como requisito para essa obra o projeto e execução deveriam utilizar a tecnologia BIM.

Já sabemos que o BIM pode e deve ser utilizado tanto durante a fase de projeto quanto durante a fase de execução de um empreendimento. No caso do aeroporto, por se tratar de um projeto de reforma deveria contemplar também as atividades de uso do mesmo, uma vez que não poderiam parar por conta da expansão. Tendo em vista essa demanda a mais do projeto, o BIM auxiliou a equipe de campo a enxergar com mais clareza possíveis dificuldades que poderiam acontecer devido a pousos e decolagens de aeronaves próximo a região da obra.
Segundo Adriana, da SAC, “a metodologia BIM desempenhou um papel significativo no planejamento da obra, pois facilitou o gerenciamento de riscos durante as fases de projeto, construção e manutenção do empreendimento para a ampliação da pista do aeroporto”. Além do uso do BIM para gerar um modelo com informação do aeroporto, também foi feito uso da tecnologia de Realidade Virtual através dos óculos que permitiram que integrantes da equipe pudessem ter uma visão completa do projeto de forma simples e didática. É importante salientar que o uso da realidade virtual pode ser feito através dos óculos especializados, mas também existe uma opção mais barata que funciona através dos aparelhos de celulares e o suporte para colocar nos olhos. Claro que os óculos especializados permitem funções que vão além da mera visualização do modelo 3D, podendo em alguns casos até mesmo efetuar edições no modelo e adicionar comentários no mesmo, mas se o objetivo for facilitar a visualização por parte da equipe, os smartphones que possuímos atualmente tem total capacidade de oferecer uma visualização de qualidade.
Verificação de riscos, checagem de interferências e planejamento vinculado ao modelo com respectivo orçamento, são apenas algumas das diversas possibilidades que o BIM permite que nós profissionais da construção possamos usar nossas construções e projetos. O exemplo do aeroporto de Valadares é um excelente case que abre nossos olhos para a diversidade de tipologias construtivas que o BIM pode ser aplicado. Segundo Fernanda Machado, especialista técnica e líder de sustentabilidade da Autodesk, “Esse caso de sucesso apresenta o potencial de interoperabilidade da plataforma Autodesk ao facilitar a integração de modelos BIM, desenvolvidos a partir do Revit e Civil 3D, a uma solução de RV”.
Esse POST foi feito com base na notícia do site InforChannel em 21/03/2022. LINK




Comentários