Sabe como o BIM pode ser usado para prevenção de desastres naturais?
- Lucas Novais

- 3 de mar. de 2022
- 2 min de leitura
Pesquisas indicam que no último século os desastres ambientais tem aumentado consideravelmente. Em função disso, o BIM pode ser um excelente auxilio para projetistas e proprietários prepararem suas estruturas para suportar tais calamidades.

Já sabemos que o BIM corresponde a modelagem de edificações com informação vinculada. Dentre essas informações temos materiais de acabamento/estruturais, sistemas de AVAC, proteção contra incêndio de diversos outros elementos dentro do nosso modelo que podem nos ajudar a simular uma edificação frente a um possível desastre natural. Com a tecnologia de simulação e IA (Inteligência Artificial) não é difícil coletar esses dados e processá-los diante de uma possível situação de terremoto, enchentes ou incêndio por exemplo.
De posse desses ensaios, projetistas podem desenvolver edificações mais resilientes a ações da natureza e ainda por cima compartilhar essas informações e relatórios com a futura equipe de manutenção, que ficará responsável por garantir a vida útil da edificação. Atualmente quando um proprietário precisa recorrer aos projetos de uma edificação para fazer uma manutenção ou reparo emergencial normalmente leva-se tempo para localizar os projetos e quando localizados a maioria estão em péssimo estado de conservação e/ou desatualizados. Com o BIM, não apenas o acesso as informações ficaria facilitado como também haveria mais certeza sobre a precisão dos dados a cerca da construção.
Se pensarmos também dentro de uma situação de risco, como um incêndio que está acontecendo ou uma área que se encontra inundada, o modelo BIM pode auxiliar a equipe de apoio a tomar uma medida uma vez que é possível verificar a existência de um material inflamável no local ou um piso que se molhado se torna escorregadio. Podemos ir mais além combinando o conceito de BIM com o de IOT (Internet of Things) por exemplo, onde poderíamos ter receptores de movimento pela edificação que capta onde pessoas estariam alojadas dentro da edificação (imaginando uma eventual calamidade) e avaliando o modelo uma equipe de resgate poderia calcular o melhor caminho para chegar nessas determinadas áreas.
Pensando de um ponto de vista mais governamental, as autoridades podem fazer um melhor uso do BIM no desenvolvimento de habitações populares, pensando na proteção de seus moradores contra desastres naturais. Indo além das proteções contra incêndio que já são Lei no Brasil, o BIM pode auxiliar também no desenvolvimento de edificações que melhor suportem enchentes, considerando principalmente as últimas notícias de alagamento que foram registradas.
Mas e ai, me diz você, como você acha que o BIM poderia auxiliar edificações no Brasil a se tornarem mais seguras contra desastres naturais? Deixa um comentário e vamos conversar a respeito.
Esse post foi feito com base no artigo de Rose Morrison na Geo Week News, LINK.




Comentários