top of page

Como os ambientes influenciam na nossa qualidade de vida?

  • Foto do escritor: Camila Mendes
    Camila Mendes
  • 9 de mar. de 2022
  • 2 min de leitura

Com a neurociência aplicada à arquitetura é possível organizar os espaços, com base em estudos científicos, para auxiliar no desenvolvimento cognitivo e interação do indivíduo com o ambiente.

ree

Através da neurociência aplicada à arquitetura é possível promover estímulos no nosso cérebro para promover uma melhor qualidade de vida.


Fatores como temperatura do ambiente, a iluminação artificial e natural, acústica, uso de cores e elementos na decoração, funcionam como ferramentas que auxiliam na construção de um espaço que promova saúde e conforto para seus usuários.


Com o avanço dos estudos científicos, a modernização das construções e a conscientização das pessoas sobre a necessidade com os cuidados com a saúde física e mental, as técnicas de neurociência aplicadas à arquitetura tem sido cada vez mais utilizadas, principalmente em projetos comerciais, por colaborar com o aumento da produtividade dos funcionários, auxiliando positivamente nos níveis de motivação, foco e produção, além de evitar os temidos acidentes ocupacionais.


Algumas das estratégias de projeto que podem ser utilizadas para estimular a qualidade de vida dos usuários na sua interação com os ambientes, são:


  • Iluminação Artificial: a iluminação possui forte influencia na produção hormonal do nosso corpo, justamente estar relacionado ao nosso ritmo circadiano¹;

  1. Luz amarela: indicado o uso em áreas íntimas, por promover a desaceleração e relaxamento ao nosso organismo. Elas auxiliam na produção de melatonina², podendo ser utilizada em nossa higiene do sono³;

  2. Luz branca: utilizar exclusivamente em áreas de atividades que exigem o nosso estado de alerta, como escritório, área de serviço e cozinha. Auxilia no foco e concentração;


  • Iluminação natural e ventilação: auxiliam na manutenção de um ambiente confortável termicamente, estimulando o relaxamento. Também possui um papel importante na qualidade do ar do espaço, por prevenir a existência de umidade, que podem proliferar fungos e mofos, prejudicando nossa saúde respiratória;


  • Elementos da natureza: a nossa conexão com os elementos naturais nos remete a sensação de conforto e relaxamento. Pode-se inserir estes elementos através de plantas, revestimentos naturais, fontes e quadros.


  • Organização: através da organização o nosso cognitivo possui uma consciência completa dos elementos presentes no espaço e isto permite o controle da nossa ansiedade.

Mas e ai, me diz você, quais outras estratégias você usaria nos ambientes para a melhoria da sua qualidade de vida? Deixa um comentário e vamos conversar a respeito.


Esse post foi feito com base no artigo do grupo Predial, LINK.


¹ Ritmo Circadiano: Ritmo circadiano ou ciclo circadiano é o nome dado à variação nas funções biológicas de diversos seres vivos, que se repete regularmente com período de aproximadamente 24 horas. Fonte: Wikipédia


² Melatonina: Hormônio regulador do sono liberada pela glândula pineal.


³ Higiene do sono: conjunto de técnicas utilizadas antes de dormir, com o objetivo de obter um sono mais saudável.


 
 
 

Comentários


© 2025 por NeuroBIM

Siga-nos:

  • YouTube
  • Instagram
  • Linkedin
bottom of page