O que é IPD e qual sua relação com BIM?
- Lucas Novais

- 5 de ago. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 16 de nov. de 2022
O IPD ou Integrated Project Delivery, é um processo colaborativo que teve seu conceito definido em 2007 pelo Instituto Americano de Arquitetos. O objetivo do IPD é fazer com que todos aqueles que são responsáveis por uma construção (desde projeto à construção) estejam envolvidos em todas as etapas de desenvolvimento, compartilhando experiências, lucros e riscos. Abaixo descreveremos alguns dos pontos que envolvem o IPD e como o BIM se relaciona com esse conceito.

O IPD normalmente é mais indicado para empreendimentos de grande porte, onde a complexidade dos projetos e da construção acarretam mais custos generalizados. Quando as equipes participantes da concepção de uma edificação trabalham de forma individual, normalmente cada uma almeja apenas o benefício próprio, terceirizando responsabilidades e cumprindo unicamente a sua função. Com o IPD é comum ocorrerem acordos multipartidários entre as equipes, onde todos executam um único contrato especificando suas respectivas funções, direitos, obrigações e responsabilidades. Em outras palavras, é como se fosse criada uma única companhia temporária com o objetivo de executar um projeto específico. As estruturas de remuneração geralmente são abertas, de modo que os interesses e contribuições de cada parte são igualmente transparentes.
Se você já está familiarizado com o conceito de BIM com certeza já deve imaginar como ele se relaciona com o IPD. A tecnologia BIM, com seus modelos federados colaborativos e cheios de informação, é uma ferramenta perfeita para a boa troca de dados entre os colaboradores de um IPD. Com o BIM temos transparência, acesso rápido a qualquer informação do modelo e também fácil controle de prazos dentro do projeto, permitindo que o IPD possa fluir de forma mais simplificada tanto durante a fase de projeto quanto na fase de construção.
O IPD tem grande potencial para se tornar uma modalidade de trabalho promissora no futuro, mas exige bastante confiança entre as partes envolvidas e também um vasto conhecimento tecnológico. Dentre seus benefícios podemos destacar uma obra mais limpa (com menos perdas devido a retrabalho), econômica e eficiente como um todo.
Caso você ainda não ingressado sua carreira na era BIM, não perca a oportunidade de se matricular no curso de Revit da NeuroBIM e veja como é fácil e extremamente lucrativo adotar o BIM no seu dia a dia.
Para saber mais clique > Curso Completo do Zero ao Avançado - Revit
Caso você já use o Revit e esteja buscando formas de otimizar seu trabalho, a NeuroBIM também tem o curso de Dynamo para Revit, onde te ensinamos a criar rotinas inteligentes que vão te ajudar muito e sem que você precise ter base alguma de programação. Para saber mais clique no LINK.
Para saber mais clique > Dynamo para Revit - Do Zero ao Avançado para ser + produtivo




Comentários