Sabe como os ambientes influenciam as nossas sensações?
- Camila Mendes

- 6 de mar. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 9 de mar. de 2022
Com a neurociência aplicada à arquitetura é possível utilizar de estratégias comprovadas cientificamente para promover a humanização dos espaços, permitindo direcionar os estímulos sensoriais que o ambiente irá causar nos indivíduos que fazem o seu uso.

Através das estratégias de projetos de arquitetura que aplicam os conceitos da neurociência, é possível auxiliar no direcionamento da construção das nossas memórias em relação ao ambiente e, isso se deve, pela maneira em que os elementos presentes no espaço estimulam os nossos sentidos.
Os estímulos em nossos sentidos sensoriais - visão, audição, tato, olfato e paladar - promovem uma percepção do meio externo que estamos interagindo, podendo resultar em sensações positivas ou negativas. As percepções que temos diante de um espaço ocorrem a todo momento, seja através do uso de determinada pintura de uma parede, cheiro dos materiais ou até mesmo na presença de algum elemento decorativo.
Segundo a Academia Brasileira de Neuroarquitetura, existem 7 tipos de influências ambientais que estão diretamente relacionadas com a experiência sensorial que um indivíduo possui com o espaço, influenciando na forma em que ele se sente. Sendo elas:
Cores: estimulam a nossa visão, podendo promover a sinestesia¹;
Sons: conectado a audição, sentido que permite a cognição e o processamento de informação;
Aromas: o nosso sentido olfativo assimila os aromas presentes no espaço, colaborando para o resgate ou criação de memórias, por estar diretamente relacionado ao apego;
Formas: A nossa visão e tato podem ser estimulados com as variadas formas presentes no espaço;
Iluminação: influencia o nosso ritmo circadiano², pois através da luminosidade diferenciamos os períodos do dia e da noite. Através do uso da iluminação de um espaço é possível nos manter em estado de alerta ou relaxamento;
Biofilia: estratégia que permite nos reconectar com a natureza, sendo possível agregar todos os nossos sentidos sensoriais;
Personalização: o espaço quanto mais personalizado for ao usuário, ou seja, quanto mais condizente com a sua identidade, maior é o seu sentimento de pertencimento.
Mas e ai, me diz você, como você acha que a neurociência poderia auxiliar na humanização do ambiente? Deixa um comentário e vamos conversar a respeito.
Esse post foi feito com base no artigo de Fernanda Drumond na Revista Casa e Jardim, LINK.
¹ Sinestesia: combinação de sensações diferentes em uma só sensação.
² Ritmo Circadiano: Ritmo circadiano ou ciclo circadiano é o nome dado à variação nas funções biológicas de diversos seres vivos, que se repete regularmente com período de aproximadamente 24 horas. Fonte: Wikipédia




Comentários