top of page

Você sabe o que é Open BIM?

  • Foto do escritor: Lucas Novais
    Lucas Novais
  • 29 de jun. de 2022
  • 2 min de leitura

Trabalhar com BIM já se tornou a meta em muitos escritórios de engenharia e arquitetura do Brasil devido às melhoras já comprovadas que o uso dessa tecnologia trás para o empreendimento em todo seu ciclo de vida. Embora o BIM já seja uma tecnologia consagrada, muitos ainda fazem seu uso de forma "fechada" e não adotam o conhecido "Open BIM", cometendo erros que podem ser bastante prejudiciais para a execução e futura manutenção do projeto.

ree

Mas afinal de contas, o que é o Open BIM? O Open BIM é uma iniciativa da BuildingSMART (organização internacional que visa melhorar o intercâmbio de informações entre aplicativos de softwares usados na indústria da construção) para garantir que projetos que sejam feitos em BIM possam ser facilmente intercambiáveis entre diversos softwares diferentes. O objetivo principal por trás do Open BIM é garantir que independente do(s) software(s) que seja(m) utilizado(s) para modelagem ou estudo do projeto, as informações não fiquem limitadas somente ao programa de origem, mas que seja possível o acesso colaborativo em qualquer plataforma.


Essa é uma iniciativa que já vem sendo adotada através da extensão .IFC (Industry Foundation Classes) que define um formato padrão de compartilhamento de projetos BIM em múltiplos softwares. O IFC permite não somente o compartilhamento de formas geométricas entre diferentes softwares, mas também as informações que estão inseridas dentro de elementos, fases de projeto, ambientes e zonas. Vários fabricantes de softwares BIM já implementam a exportação/importação em IFC como nativo do programa de forma a garantir essa interoperabilidade, mas esse processo ainda ocorre com perda de informações, o que mostra que essa tecnologia ainda precisa de mais evolução.


Trabalhar com Open BIM significa trabalhar de forma colaborativa, permitindo que cada profissional utilize o software que melhor se adequa a sua realidade de trabalho e garantindo que todos possam se comunicar no final para gerar um projeto de maior qualidade. Se você ainda não tem experiência com o uso de programas BIM ou com o uso do formato IFC, não deixe de conhecer o curso de Revit completo da NeuroBIM e aprenda as melhores práticas do uso do programa Revit e como usá-lo de forma colaborativa. Confira o link abaixo:



Esse POST foi feito com base na notícia do site Archdaily em 02/06/2022. LINK

 
 
 

Comentários


© 2025 por NeuroBIM

Siga-nos:

  • YouTube
  • Instagram
  • Linkedin
bottom of page