Edifício Tombado em BH usa BIM para Revitalização
- Lucas Novais

- 10 de mai. de 2022
- 1 min de leitura
O BIM já é mundialmente conhecido por transformar uma edificação em um modelo digital com informação que pode ser utilizada em todo seu ciclo de vida. Embora muitas construtoras já estejam adotando o BIM para a construção de novos empreendimentos, o uso do BIM para edificações existentes ainda é menos usual dentro do Brasil. No case desse artigo vemos a aplicação do BIM não apenas em uma edificação existente, mas também uma edificação tombada, que é o Edifício Acaiaca localizado em Belo Horizonte/MG.

Os projetos foram feitos com apoio da AX4B que é um Gold Partner da Autodesk e possui um time técnico especializado projetos de engenharia e construção usando o BIM. Visto que o edifício Acaiaca possui uma área construída imensa (130 metros de altura com 30 andares), foi utilizado o processo de laser scan para otimizar o cadastro da edificação, conseguindo cadastrar até 31 pavimentos em menos de dois dias.
O modelo foi desenvolvido dentro do Revit e graças ao uso dessa tecnologia houve um ganho imenso em termos de precisão e assertividade dentro da realização dos projetos. Hoje o edifício Acaiaca possui um modelo federado onde todas as intervenções que são feitas passam por esse modelo, mantendo ele sempre atualizado e carregado na nuvem (BIM 360).
Conheça também outro case brasileiro de uso do BIM dentro de um aeroporto acessando nosso post: Aeroporto mineiro inova usando BIM e Óculos de Realidade Virtual
Aprenda a usar o Revit de forma profissional e objetiva, confira o nosso curso: Revit do Zero ao Avançado
Esse POST foi feito com base na notícia do site INFOR CHANNEL em 02/05/2022. LINK




Comentários